quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O veneno de Bruninha Surfistinha foi tóxico para Debora Secco


Essa é a minha primeira resenha crítica aqui no blog e irei falar sobre o filme baseado no livro “O Doce Veneno de Escorpião”da ex-garota de programa e blogueira Bruninha Surfistinha. Li o livro, alías li outros livros dela e assisti ao filme e serei redundante, mas o livro é bem melhor que o filme. Porquê? O livro tem ritmo, não tem interesse em novelizar a vida da narradora e vai num tom de diário proibido em off que deixa claro para o leitor que ela não era uma heroína e que nada daquilo que ela fazia tinha de fato uma justificativa. Relata sua solidão e também seu egoísmo, mas traça um personagem interessante por encarar o submundo das drogas, do sexo e relatar o preço alto que pagou por isso. O livro também tem um padrão de linguagem muito interessante ao usar palavras de baixo calão a autora abrevia, há mudanças também nas fontes para definir o que era narrativa e o que era o blog, uma leitura fácil e agradável até nos momentos mais pesados. E Rachel Pacheco tem uma qualidade: ela é boa comunicadora, por isso o sucesso do seu blog e de seus livros.

O filme muitas vezes não foi leal ao livro e na tentativa de justificar as escolhas de vida da personagem principal foi vazio. Com a balela de que a personagem queria “Liberdade” ela se jogou na prostituição. Imagino as meninas da classe média vendo isso o que vai passar na cabecinha delas! Meninas que ficam loucas para sair e chegar a hora que bem entenderem. Meninas loucas para terem aquela bolsa ou jeans de marca o que irão pensar? Que o preço da liberdade é aquele? Não meninas, aquilo ali é escravidão,ok! Eu falo para todo mundo que o conceito de LIBERDADE nesse filme foi deturpado e depreciado. A liberdade passa bem longe da prostituição e vice-versa! Me lembro bem do livro e quando ela falava em liberdade era quando ela queria deixar a vida de prostituta,calculou quantos programas teria que fazer para ter liberdade financeira e ai sim planejou fazer faculdade de psicologia e largar essa vida, para ai sim começar uma vida livre!

Quanto a atuação de Débora Secco eu só posso dizer que ela não precisava nunca ter feito esse filme, sinceramente foi demais para ela. Excesso de cenas de sexo e nudez, praticamente um filme privê. Atuação dramática difícil, mas é algo que ela poderia ter dito não. Fez sucesso nas bilheterias, embarcou na coragem e no sucesso de Rachel Pacheco, mas e daí?O algo a mais como atriz eu não vi, até me deu saudade da verdadeira Bruninha Surfistinha ao ver o filme.

O filme e o livro definem bem que sucesso não tem nada haver com qualidade e bom entretenimento o público a milênios adora o bizarro, triste verdade!

Um comentário:

  1. Hum, interessante, primeiro antes do meu comentário, acho que seu reloginho ali ao lado de cereja, está com a hora errada se vc for do brasil ... De onde vc é? hehe E outra, gostei do comentário, a Deborah secco, já tem histórico de papéis assim, o último papel dela em novelas foi de uma amante se não me engano! Mas como vc disse, não creio que tenha acrescentado nada a vida dela uma atuação como esta! :/ Beijos
    Rafa

    ResponderExcluir