sábado, 22 de janeiro de 2011

Rei Kawakubo + Edith Head = Edna Moda


A fofa Edna Moda do filme "os Íncriveis" da Pixar foi inspirada em dois grandes nomes da moda Rei Kawakubo e Edith Head.
Quem foi Rei Kawakubo?
Estudou filosofia, arte e literatura, formação determinante para a proposta conceitual de suas peças. As roupas apresentadas na primeira coleção de sua grife, em 1981, desafiavam todas as convenções pelo tratamento dos volumes e das proporções, que ganharam um novo equilíbrio, pela presença de comprimentos irregulares e pelas superposições assimétricas. O uso do preto, cor não muito popular à época, se impôs em definitivo no dia-a-dia. As construções da estilista são esculturais, voltando-se mais para a estrutura do que para a superfície.
Quem foi Edith Head?
Em seus 60 anos de carreira, Edith foi, além de talentosa, muito esperta para conseguir chegar onde queria. Quando começou a trabalhar no cinema, ela fazia figurinos de jovens atrizes sem grande prestígio. A regra do estúdio era de que só as estrelas tinham direito de opinar no figurino, mas Edith fazia questão de ouvir as meninas mais novas e de levar as opiniões delas em consideração. Quando essas meninas se transformavam em estrelas, lembravam da figurinista legal e pediam que ela trabalhasse em seus filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário